Nosso propósito é prover soluções para problemas complexos. Mas, afinal, o que são problemas complexos?

Sociedade complexa, relações complexas, mercado de trabalho complexo, conectividade complexa. Não precisa ser sempre assim. A complexidade está apenas no mundo ou também na mente de quem pensa o mundo?

Para cada problema complexo, há uma solução que é simples, elegante e errada.

H. L. Mencken

Empresas que contratam programadores sabem que a linguagem de programação é, antes de tudo, uma linguagem. Para falar, é preciso desenvolver um raciocínio. É um exercício de cognição. Um programador desenvolve uma rotina e utiliza 42 linhas de código. Outro, através de uma função, resolve o mesmo problema com um código de 4 linhas.

Você também tem a impressão de que em seu ambiente de trabalho as pessoas andam em círculos? Por que alguns têm raciocínio tão complexo enquanto outros são lineares ao pensar e encontram satisfatoriamente a saída para problemas?

O impacto desse comportamento nas profissões e no mercado de trabalho é inevitável. Esse é o chamado de transformação que os novos postos de trabalho clamam.

Se sua empresa possui problemas complexos de conectividade, ou as contratações de TI são improdutivas e só geram encargos trabalhistas, alguém não está pensando como deveria. Gostaríamos muito de ouvi-lo.